quinta-feira, 18 de junho de 2009

Midia influencia o comportamento dos jovens


Pesquisa realizada pela Unesco em 23 países, incluindo o Brasil, revelou que 93% das crianças têm acesso a televisão. E pelo menos 44% delas não sabem diferenciar a realidade do que é mostrado na tela. Na adolescência, a TV não perde seu lugar de destaque. Mas, de acordo com pesquisa que o suplemento Pop (O Popular – GO) realizou com 155 jovens de 40 países, via internet, um total de 132 afirma estar ciente da influência negativa de alguns meios de comunicação.
A socióloga Ivanilde Moura acredita que a televisão funciona como uma faca de dois gumes: "ao mesmo tempo que aliena, ela também desperta. O ponto negativo é o estímulo gratuito ao erótico".
Para Márcio Schiavo, especialista em comunicação, a mídia influencia negativamente quando exibe modelos comportamentais que podem ser seguidos eventualmente, sem que sejam avaliadas as conseqüências, como situações de violência e de uso de drogas.
A terapeuta Carlota Ximenes explica que os jovens são facilmente influenciados pela mídia, pois estão numa fase de transição, na qual fazem de tudo para chamar a atenção. "Um distúrbio psicológico aliado à influência da mídia pode ser desastroso", explica.
Há situações em que a influência da mídia não resulta em violência, mas sugere um comportamento distorcido. O cirurgião Sérgio Aidar informa que têm recebido em seu consultório muitas adolescentes com desejo de mudar o corpo, através da lipoescultura e do implante de silicone, para ficarem iguais a alguém famoso. "Elas cobram um peito igual ao da Feiticeira", destaca. Sérgio aponta que a mídia tem falado muito em cirurgias e que o programa Malhação, da Rede Globo, divulga a forma física ideal.
Outro indício do impacto da TV é o fato de as escolas de idioma italiano estarem registrando aumento no número de matrículas, graças à popularidade da novela Terra Nostra.

Fonte: Pop/O Popular - GO, pg. 3, 16/03 – Débora Pelles


O que se infere desta reportagem, é a grande influencia da mídia nas formas de ser de pensar da juventude. Comprovadamente, a mídia é partícipe do sistema de classificações, presentes na sociedade, ditando, ou melhor, impondo de forma implícita as formas de ser e de viver a juventude principalmente, no que diz respeito a sexualidade, como é o caso da revista todateen e a novela Malhação que estão sendo analisadas em nosso trabalho de campo.








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